top of page

Classificação das Cervejas

  • Foto do escritor: botecodasabras
    botecodasabras
  • 22 de jan. de 2018
  • 3 min de leitura

Tipos de Cerveja

Os aspectos usados para a classificação, assim como para as características sensoriais de uma cerveja, dependem basicamente da natureza e das características das matérias-primas utilizadas, do tipo de levedura e da condução do processo de fermentação utilizado, que terão influência direta no tipo de cerveja obtida.

Qualquer alteração nos ingredientes ou no processo, gera uma enorme variedade de sabores, sendo então possível escolher a cerveja que mais agrada ao paladar: forte, fraca, clara, escura, amarga, doce. (VENTURINI FILHO et al., 2008).

Genericamente existem duas famílias de cerveja denominadas “Ale” e “Lager”. A cerveja “Ale” é produzida utilizando-se leveduras de alta fermentação, como as cervejas tradicionais inglesas. A cerveja “Lager” é produzida com leveduras de baixa fermentação e é maturada a baixa temperatura, como as tradicionais cervejas tchecas e alemãs, sendo que a mais popular no Brasil, do tipo “ Pilsen”, se enquadra nessa classificação (VENTURINI FILHO et al., 2008).

Ale

Cervejas de fermentação alta, especialmente populares na Grã-Bretanha e Irlanda, incluindo as mild (meio-amargas), bitter (amargas), pale ale (ale clara), porter (cerveja escura muito apreciada por estivadores) e stout (cerveja preta forte). As cervejas de fermentação alta tendem a ser mais saborosas, incluindo uma variedade de sabores de cereais e ésteres produzidos durante a fermentação que lhe conferem aroma frutado; são também de baixo teor de gás carbônico, fermentadas e servidas idealmente numa temperatura mais elevada do que as lagers. Diferenças de estilo entre cervejas de fermentação alta são muito maiores do que aquelas encontradas entre as cervejas de baixa fermentação e muitos estilos são difíceis de categorizar.

A cerveja comum da Califórnia, por exemplo, é produzida usando o fermento para lagers em temperaturas para ales. As cervejas à base de trigo são geralmente produzidas usando um fermento para ales e então armazenadas, às vezes com um fermento para lagers. A cerveja Lambic é produzida com fermentos selvagens e bactérias, nativos da região do vale do rio Zenne (Pajottenland), perto de Bruxelas. Ale verdadeira é um termo para as cervejas produzidas usando métodos tradicionais e sem pasteurização.

Lager

As lagers (em especial as claras) são, provavelmente, o tipo mais comum de cerveja consumida. Elas são originárias da Europa Central/Alemanha, tirando seu nome da palavra germânica "lagern" (armazenar). De baixa fermentação, são tradicionalmente armazenadas em baixa temperatura por semanas ou meses, clareando, amadurecendo e ganhando maior quantidade de dióxido de carbono. Atualmente, com o aperfeiçoamento do controle de fermentação, muitas cervejarias de lagers usam períodos consideravelmente menores para armazenamento a frio (de 1 a 3 semanas).

Se bem que existam muitos estilos de lagers, a maioria delas é clara na cor, com alto teor de gás carbônico, de sabor moderadamente amargo e conteúdo alcoólico entre 3-6% por amostra. Os estilos de lager incluem: Bock, Doppelbock, Eisbock, Munchner Helles, Munchner Dunkel, Maibock, Dry beer, Export, Märzen (feita somente para a Oktoberfest bávara), Pilsener e Schwarzbier (cerveja preta).

Estilos de cervejas

Há muitos tipos diferentes de cerveja. Uma descrição detalhada dos estilos de cerveja pode ser encontrada nos dois principais guias de estilos: Beer Judge Certification Program 2015 (BJPC) e Brewers Association 2015 Beer Style Guidelines (BA).

Para entender melhor os estilos de cerveja é preciso compreender as informações básicas contidas nos guias:

  • OG (Original Gravity, ou gravidade original) - É a medida das substâncias fermentáveis e não fermentáveis do mosto cervejeiro antes da fermentação.

  • FG (Final Gravity, ou gravidade final) - É a medida das substâncias não fermentáveis, só que tomada após a fermentação. O comparativo entre as duas medidas, efetuado por instrumentos e com a ajuda de cálculos matemáticos, determina a potência alcoólica da cerveja.

  • ABV (Alcohol by Volume, ou álcool por volume) - É a medida de álcool na cerveja. De maneira geral, são classificadas como cervejas de baixo teor alcoólico as que variam entre 0,5 – 2,0%. De médio teor entre 2,0 – 4,5%. Cervejas acima de 4,5% são consideradas de alto teor alcoólico.

  • IBU (International Bitter Units) – Unidades internacionais de amargor. Índice que mede objetivamente o amargor da cerveja. O IBU Real pode ser calculado somente através de testes com a cerveja pronta em laboratório, mas existe uma forma de estimar o IBU de uma cerveja pela receita. O IBU estimado é calculado a partir da quantidade de alfa ácido de cada lúpulo, considerando o tempo de fervura e a quantidade utilizada.

Este texto foi extraído do Trabalho Final do CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS CERVEJEIROS da aluna Sabrina Pinheiro (autora desse site www.botecodasabras.com.br).

Comentarios


#TAMOJUNTO

Funcionamento:

Sexta:

19h00 - 24h00

Sábados, Domingos e Feriados:

14h00 - 02h00

  • Instagram
  • untappd
  • Facebook Boteco da Sabras
  • Pinterest
  • YouTube
bottom of page