Copo Teku Glass
- botecodasabras
- 15 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

Altura: 19.6cm | Diâmetro: 9.5cm | Capacidade: 425ml
TEKU de fato é uma palavra composta das iniciais dos dois criadores desse copo: Teo Musso e Kuaska, ou seja, dois dos mais importantes percursores da cerveja artesanal italiana. Teo Musso é o fundador da Cervejaria Baladin, Kuaska é o mais importante degustador e esperto de cerveja italiano e um dos mais importantes na Europa. Juntos eles se reuniram para colocar em pratica uma ideia realmente original para a época: O projeto de um copo universal para a degustação de cervejas, caracterizado por formas peculiares com o objetivo de exaltar “on-flavours” e “off-flavours” das cervejas. Lembrem-se bem dessa definição pois é a chave de tudo!
A empresa que se ocupou de produzir o primeiro modelo de TEKU foi a Rastal, que ainda hoje continua produzindo a versão do TEKU re-vista e correta – diferenciado por pequenos detalhes morfológicos, alguns deles para trazer mais resistência para o copo.
Depois de algum tempo acontecem alguns fatos e o TEKU mudou completamente o seu propósito. Nascido como copo para degustação, ou seja, pensado para uso em concursos cervejeiros e eventos de degustação didática, devagar começou a entrar nos pubs e bares. Se antes era um objeto misterioso e curioso, rapidamente se tornou sempre mais difundido, ao ponto de encontra-lo no pub da esquina. Mas o passo definitivo para a difusão desse copo aconteceu na inauguração de um famoso local na cidade de Roma chamado Bir&fud: quando o proprietário, Manuele Colonna anunciou a abertura, e afirmou que todas as cervejas do local seriam servidas em copo TEKU, usando um contexto de alta qualidade sobre todos os aspectos (culinário, cervejeiro, ecc), o TEKU então começou a ser reconhecido como o copo de cerveja “por excelência”.

Teo Musso, fundador da Cervejaria Baladin.

Lorenzo Dabove "Kuaska"
Fonte: Módulo IV Curso Beer Sommelier Senac/CE - Prof. Sérgio Soares Jr. e www.cervaleria.com/blog
Comments