top of page
Logo Inter BIM Gestão e Coordenação de Projetos

Plataforma BIMBR Brasil

  • Sabrina Pinheiro
  • 20 de jul. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 21 de jul. de 2022



ree

Com o intuito de auxiliar na coordenação de iniciativas que alinhem e potencializem os efeitos das ações adotadas para a implementação do BIM nacionalmente, o governo brasileiro promove uma política unificada de disseminação do BIM por meio da “Estratégia Nacional de Disseminação do BIM” (“Estratégia BIM BR”), promulgada em 17 de maio de 2018 e relançada em 2019 com ajustes nos órgãos componentes do Comitê Gestor.


Em linha com essa Estratégia - e como resultado de ação conjunta entre o então Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) – a Plataforma BIMBR é lançada. Sendo um dos objetivos expressos da Estratégia BIM BR, a Plataforma, além de possuir conteúdo dinâmico sobre a Modelagem da Informação da Construção, hospeda a Biblioteca Nacional BIM (BNBIM), com o objetivo de se tornar um repositório de bibliotecas virtuais BIM no Brasil. Esta iniciativa é um marco importante para o incentivo à expansão do BIM nacionalmente, fomentando o uso destes processos por órgãos públicos, instituições, organizações privadas e profissionais da AEC, por meio de objetos e componentes BIM condizentes com a realidade do mercado e com critérios de qualidade definidos.


Como praticado nas mais bem estruturadas bibliotecas internacionais, sua metodologia de upload de objetos e componentes BIM segue o estabelecido em um regulamento técnico que institui critérios e requisitos mínimos que nortearão os usuários interessados em disponibilizar seus objetos na Biblioteca, de modo a manter o padrão de qualidade e consistência nos dados de todo conteúdo carregado na Plataforma. A dinâmica de upload e download de objetos da Plataforma BIMBR permite que qualquer usuário que observe os requisitos necessários, possa disponibilizar seus objetos na BNBIM, contribuindo, assim, para a geração de valor para toda a cadeia da construção civil.


Importante ressaltar que os requisitos aqui estabelecidos estão majoritariamente alinhados com as discussões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), voltadas à normalização da metodologia BIM no país. Ou seja, o que se pede nos requisitos da BNBIM está em estreita sintonia com o que será brevemente exigido como norma no Brasil.


Texto extraído do site "Plataforma BIMBR".


Comentários


© 2023 Inter BIM | Projetos e Gestão Eficiente de Empreendimentos com a Metodologia BIM | Fortaleza - Ceará - Brasil

  • LinkedIn - Inter BIM
  • Instagram - Inter BIM
  • Facebook - Inter BIM
bottom of page