Industry Foundation Classes (IFC)
- 27 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jul. de 2022

O Industry Foundation Classes (IFC) é um formato neutro de arquivo de dados importante para descrever, trocar e compartilhar informações tipicamente utilizadas na indústria da construção civil e também no setor de gerenciamento de ativos (e de manutenção). As especificações IFC são protegidas por copyright, foram desenvolvidas e estão em contínua evolução e manutenção pela BuildingSMART International (organização também conhecida como IAI – International Alliance for Interoperability).
O IFC pode ser considerado parte do esforço internacional de padronização ISO-STEP e foi desenvolvido utilizando a linguagem de modelagem de dados chamada EXPRESS, que é legível por máquinas e possui múltiplas implementações, incluindo um formato compacto de arquivo de texto, bancos de dados de objetos, SQL e XML.
IFC é um formato de arquivo orientado a objetos 3D, aberto, público, neutro e padronizado, que possui uma aspiração bastante ampla e ambiciosa (embora ainda não a tenha alcançado) de cobrir cada aspecto do projeto, contratação, fabricação, construção, montagem, operação e manutenção na indústria da construção civil. O formato de arquivo IFC é certificado pela ISO (16739:2013) e é utilizado para viabilizar a interoperabilidade e o trabalho colaborativo na plataforma BIM.
O IFC é, portanto, oferecido livremente a todos os desenvolvedores de softwares, que têm realizado esforços para ajustar e adaptar suas soluções, tornando-os aptos a importar e exportar o formato ifc, na medida em que esse formato tem sido formalmente adotado e exigido por diversos governos e agências em diferentes países.
O IFC fornece a representação geométrica 3D de todos os elementos de um projeto, as relações entre objetos e também armazena dados, padronizados e específicos, sobre cada elemento, como materiais, perfis e funções.
As informações que são relevantes e específicas para as diferentes disciplinas (Arquitetura, Estruturas, Instalações, etc.) podem ser fácil e rapidamente filtradas e identificadas na base de dados IFC.
A iniciativa de desenvolvimento do IFC se deu em 1994, e o formato está em constante evolução. A versão IFC2x3 lançada em fevereiro de 2006 é a mais predominantemente utilizada atualmente, ou seja, é a versão para a qual a maioria dos softwares BIM está homologada, embora já tenha sido lançada uma versão mais atual, o IFC4 (2013) e o IFC4 Add1 (2015).
O IFC define vários formatos de arquivos que podem ser usados para suportar diversas codificações dos mesmos conjuntos de dados:
• IFC-SPF: é um formato de arquivo-texto definido pela ISO 1303-21 (arquivo STEP – Standard for the Exchange of Product model data) em que cada linha consiste em um único registro de objeto, possuindo a extensão “.ifc”.
• IFX-XML: é um formato de arquivo XML (eXtensive Markup Language27) definido pela ISO 1303-28 (arquivo STEP-XML), tendo a extensão de arquivo “.ifcXML”. Esse formato serve para a interoperabilidade com ferramentas XML e para o intercâmbio de partes de modelos BIM. Entretanto, como os modelos BIM costumam gerar arquivos grandes, esse formato acaba sendo utilizado com menor frequência, na prática.
• IFC-ZIP: trata-se de um arquivo ZIP compactado, em que está incorporado um arquivo IFC-SPF, possuindo a extensão “.ifcZIP”.
Texto extraído da Coletânea Implementação do BIM para Construtoras e Incorporadoras Volume 3, Colaboração e Integração BIM, elaborado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC.


Comentários