BIM Collaboration Format (BCF)
- 27 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jul. de 2022

O BIM Collaboration Format (BFC) é um esquema XML (eXtensible Markup Language32) que foi desenvolvido por um grupo voltado a softwares BIM e posteriormente transferido para a BuildingSMART, a fim de que se tornasse um padrão aberto de fluxo de comunicação para suportar processos baseados em BIM, utilizando IFC.
Se o BCF estiver disponível durante os trabalhos de coordenação de projetos, ao ser identificada uma interferência, através do uso do recurso chamado clash detection (que pode ser realizado automaticamente por diversos softwares BIM), ele pode gravar um arquivo que registra o ângulo de visualização da parte do modelo em que a interferência foi identificada (a vista do modelo, exibida na tela do computador), possibilitando ao usuário acrescentar suas notas, seus comentários e suas recomendações aos demais participantes da equipe de desenvolvimento do projeto.
Depois de gravado e enviado (o arquivo BCF) para os participantes envolvidos na solução da interferência localizada, eles poderão, então, reproduzir a mesma vista da tela do computador na qual a interferência foi identificada, nos seus próprios softwares nativos, visualizando também as anotações e recomendações feitas pelo coordenador do projeto.
O formato BCF não transmite o modelo inteiro, mas apenas as coordenadas do problema localizado, o ângulo de visão do modelo e os comentários e recomendações adicionados pelo primeiro usuário.
O schema BCF XML registra ainda todo o fluxo de comunicação entre os usuários, garantindo a rastreabilidade do processo de eliminação das interferências durante a coordenação das várias disciplinas. Algumas soluções BIM já incorporaram o BCF XML, como o Solibri. Também já foram desenvolvidos plugins para a maioria dos softwares; a Kubus () , por exemplo, oferece plugins BCF XML para Revit, Archicad, Tekla Structures e Navisworks.

Ilustração demonstrando a identificação de uma interferência no software Tekla, com a gravação de um arquivo formato BCF xml, registrando o ângulo de visão quando o problema foi identificado e a inclusão de anotações, realizadas pelo usuário que as fez.
Texto extraído da Coletânea Implementação do BIM para Construtoras e Incorporadoras Volume 3, Colaboração e Integração BIM, elaborado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC.


Comentários