Common Data Environment (CDE)
- Sabrina Pinheiro
- 22 de jul. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 25 de jul. de 2022

A conexão e integração com bases de dados externas é uma das principais características do processo de projeto BIM. Os protocolos e normas inglesas, que hoje são obrigatórios para obras públicas, exigem a definição de um CDE20 - Common Data Environment (Ambiente Comum de Dados), “uma fonte de informação única para qualquer projeto, usada nas equipes multidisciplinares para capturar, gerenciar e difundir todos os documentos relevantes aprovados do projeto”. A unificação da fonte de informação traz benefícios óbvios de eliminar redundâncias, inconsistências e evitar retrabalho, mas infelizmente ela ainda não é facilmente disponível, em particular para projetos menores.
Existem pouquíssimos sistemas que oferecem a capacidade de montar este ambiente comum de dados, com capacidade de ler os metadados em diversos aplicativos e formatos e, mais importante, ser possível validar estes dados por meio de regras. São sistemas de custo de aquisição e implementação elevados. Por isto, na prática a centralização da informação se dá por meio de conexões entre os diferentes aplicativos, segundo procedimentos que devem ser rigidamente observados.
Para estas conexões existem cinco possibilidades:
• Transferências via planilhas (Excel);
• Conexões com banco de dados via csv ou txt;
• Exportações de xml;
• Conexões via IFC;
• Acesso direto ao modelo via API (Aplication Program Interface) do aplicativo.
Texto extraído da Coletânea Coletânea Guias BIM ABDI-MDIC, Guia 03, BIM na Quantificação, Orçamentação, Planejamento e Gestão de Serviços da Construção.


Comentários